O projeto

O Projeto

O Conecta Meio Ambiente é um projeto estratégico do Sistema Estadual de Meio Ambiente, por intermédio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA), do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) e da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH). O projeto representa um conjunto de iniciativas que tem por objetivo dinamizar a atuação dos órgãos de meio ambiente, a partir do uso da tecnologia, do engajamento de pessoas e da inovação em processos. 

Os ganhos esperados com a realização do projeto são inúmeros, com destaque para o aumento da capacidade gerencial e de fiscalização do órgão, a desburocratização e simplificação de processos e serviços e a melhoria da qualidade do gasto público.

Também fazem parte da iniciativa, a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (SEGER) e o Instituto de Tecnologia de Informação e Comunicação (Prodest) que atuam no Conecta com o objetivo de auxiliar na implantação do conceito de Governo Digital no Espírito Santo, eliminando a tramitação física de processos e dando celeridade à prestação de serviços para os cidadãos e empreendedores.

Contexto

O Conecta Meio Ambiente  surgiu a partir de um Termo de Conversão de Multa entre a VALE S/A e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA). No dia 7 de Dezembro de 2016, aconteceu, no Palácio Anchieta, o evento de assinatura do termo e de apresentação do projeto, que contou com a presença de ambientalistas, empresários, parlamentares e conselheiros de categorias profissionais.

Com base no Termo de Referência definido pelo IEMA, a VALE realizou uma pesquisa de mercado. A empresa vencedora foi a EloGroup Desenvolvimento e Consultoria LTDA, empresa de consultoria em gestão, em parceria com a Lecom Tecnologia S.A, provedora da plataforma de automação de processos adquirida pelo Estado.

Referências 

Em 2015, a Prefeitura de Santos realizou um projeto semelhante, com o objetivo de dar celeridade à tramitação de processos internos, melhorar a prestação dos serviços públicos e aumentar a eficiência operacional. Com a implantação da ferramenta de automação, a redução média na tramitação de processos foi de 70%. Ademais, houve, também, uma redução de custos relacionados à gestão documental (folhas de papel, impressões A4, acessórios etc.) na ordem de R$500.000,00.

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